• Dani Serranú

Tour pelo meu Home Studio + Como faço para organizar meus trabalhos


Capa Home Studio

Eu nunca realmente tinha pensado em ter um Home Studio antes de trabalhar criando música e efeitos sonoros para jogos, mas no momento em que eu comecei a estudar isso, e as tarefas e trabalhos foram ficando cada vez maiores e mais complicadas, eu soube que eu precisava de um espaço só meu com um setup que me ajudasse nisso.


Ter um espaço próprio acabou facilitando e muito como as coisas fluíam dentro da minha cabeça, o que aumentou bastante minha produtividade. E eu não falo isso só pelos equipamentos melhores! Ter uma mesa onde eu encontrasse todos os materiais que eu precisaria para me organizar e me preocupar só com criar coisas novas, e ter essa mesa com coisas que a deixassem a minha cara (um funko do Pennywise, uma pelúcia do Coringa, cores vibrantes que me inspiram) me ajudou a sentir mais focada para fazer meu trabalho.


Ah Dani, isso quer dizer que sem equipamentos bons eu não posso criar coisas legais porque estou em desvantagem? Óbvio que não! Quero dizer justamente o contrário! Desde que eu comecei com game audio passou um ano inteiro para que eu começasse a montar meu setup atual e depois mais de um ano para que eu começasse a finalizar ele (há alguns meses atrás, nem tela eu tinha. Nossa sala acabou ficando sem TV por minha causa...).


Home Studio Gamer Girl

Foi basicamente um ano onde eu trabalhava com um notebook muito do bugado com 4gb de RAM e uma lentidão capaz de tirar a paciência até do mais forte monge tibetano. Mas acabou que essa limitação me fez crescer de uma forma diferente. Ela não me limitou, ela me fez ser mais criativa. Eu sabia que se eu não podia colocar mais de 5 instrumentos no FL Studio, eu tinha que arrumar um jeito de preencher minha música com aqueles mesmo. Eu sabia que se meu pc não aguentava libraries pesadas, então bora se virar com essa mais ou menos que tem aqui então! A época que eu comecei a estudar áudio para jogos foi onde eu mais participei de tarefas, contests e desafios voltados para a área, por isso, não deixe uma coisa tão besta quanto "não ter o equipamento ideal" te impedir de aprender e começar fazer. Se eu não tivesse começado naquelas circunstâncias, se eu tivesse esperado ter um pc melhor, é muito provável que hoje eu não tivesse nada disso. Lembre-se: os equipamentos nunca serão os ideais, nem as condições, então não vale usar isso de desculpa! Agora, depois dessa loooonga introdução, vamos falar sobre meu Home Studio! Vale lembrar também que eu fiz um vídeo no meu instagram mostrando de perto os equipamentos e fazendo um resumo do que está aqui, dá uma olhada lá!


Especificações

Quando eu comecei a montar meu pc eu sabia que a parte mais importante era montar o gabinete com configurações que não fossem me dar trabalho depois, então foi onde eu acabei investindo 80% do meu dinheiro separado. Na verdade, quando eu voltei pra casa aquele dia, eu tinha o gabinete montado e mais nada! As configurações dele são: - Motherboard Asrock B250M PRO4

- Placa de vídeo MSI GTX1050 2Gb Ddr5 - Processador Intel i5 7500 3.4Ghz 6Mb

- Memoria RAM 2x 8Gb Ddr4 Crucial Ballistix

- Fonte 500W XFX XT Full Wired

- Hdd 1Tb Toshiba Sata III 7200 64Mb - Ssd 120Gb Kingston Sata III UV400 - Fan Xigmatek XAF-1256


Gabinete In Win 303

Tudo isso ta bem organizadinho dentro do Gabinete da In Win 303 branco com a tela de vidro na lateral. Acabou que esse gabinete saiu com um desconto absurdo porque o moço da loja errou os valores na hora de me oferecer e acabou assumindo esse erro como um desconto enorme na torre, o que me deixou extremamente feliz (eu sempre quis ter um gabinete com vidro do lado!).


De tela eu tenho uma tela curva de 24" da Samsung, que estava em promoção e por isso é curva ao invés de uma normal. Acabou que eu curti isso de tela curva, acho que se você tem várias delas na mesa, a curvatura é uma função interessante.

Periféricos

Mouse e Mousepad D.va

Como periféricos eu tenho algumas coisas que me ajudam bastante no quesito "deixar tudo com a minha cara". Tanto o mouse quanto o mousepad foram ridiculamente baratos para a qualidade deles que acabou me impressionando bastante! O mouse é um mouse simples da Microsoft que é um dos melhores mouses que eu já tive de longe. Além de ser colorido (eles tem de todas as cores que você pode imaginar) ele é sem fio, o que é muito útil se seus gatos tem a péssima mania de morder cabos de mouse... Meu mousepad é o Goliathus Speed D.va Edition da Razer. Esse eu comprei quando tava no Paraguai por isso saiu bem baratinho também, ele tem um material resistente e é bem grande por isso foi uma ótima compra!

Recentemente eu comprei o teclado mais lindo que já existiu nesse mundo e não tenho nem um pouquinho de arrependimentos! Depois de alguma procura sobre bons teclados no mercado (eu buscava por algum que fosse me acompanhar por alguns anos, no minimo) eu achei o Razer Blackwidow Tournament Edition Quartz Edition. Ele é com certeza o melhor teclado que eu já tive, e, além do bônus de ser colorido, ele é extremamente bem feito. Sério, dá até gosto de escrever nele. Ele também vem com essa almofadinha para o pulso que você pode tirar, se não curte esse tipo e coisa, o que dá um toque bem legal.


Keyboard Blackwidow Tournment Edition Quartz

Tela Curva Samsung

Como último periférico e talvez uma das coisas mais úteis que eu tenho aqui, eu tenho a Webcam Logitech C920 que é basicamente a melhor webcam custo beneficio que você vai achar no mercado (acredite em mim, eu fiquei meses pesquisando pra comprar uma). Ela acaba sendo super útil para gravar meus vídeos, lives e podcasts!





Equipamentos de Game Audio

Como eu disse antes, quando eu comecei a investir em game audio eu só tinha meu notebook e mais nada. E quando eu digo mais nada, é mais nada mesmo! Eu usava um fone de ouvido de celular que tinha ganhado de presente do meu namorado para mixar e masterizar todas as músicas. Não era o trabalho mais fácil do mundo, mas dava pra me virar com isso.


Audio Technica M30x Razer Kitty Ears

É por isso que eu soube que uma das coisas que eu precisava comprar era um bom fone de ouvido. Demorou mais uns 6 meses pra eu arranjar um (é a crise né gente haha) mas eu arranjei o ATH-M30x da Audio Technica. Eu já ouvi algumas pessoas falando que não curtem muito a marca, mas eu achei que em questão custo benefício, ele acabou sendo um fone bem razoável que me serve bastante para o trabalho em produção de músicas e efeitos sonoros. Como o enfeite mais maravilhoso que você pode encontrar nesse universo, eu coloquei nele as Kitty Ears Quartz da Razer! Esse é tipo uma daquelas coisas que não interfere em nada mas são legais de ter! (achei que eu precisava citar o nome aqui pra você que, como eu, viu o YouTuber Pewdiepie usando essas orelhinhas e não fazia ideia de onde conseguir!)

Behringer UMC202HD

Como placa de áudio eu tenho a Behringer U-Phoria UMC202HD. Eu já passei muito estresse com a instalação dessa placa de áudio, então eu não recomendo nem um pouco que você compre ela! Maaaaas, como na hora que eu comprei não tinha nada da Focusrite e eu precisava desesperadamente de uma placa de áudio, ela me serviu bastante. Fora a parte instalação ela funciona até que bastante bem, mas acho que por custo beneficio você pode investir em algo muito melhor com um pouquinho mais de grana.


AKG D5

Meu microfone é o AKG D5 e é uma das coisas que eu mais curto no meu home studio. A qualidade dele é excelente e na época que eu comprei eu consegui um desconto bem grande, o que valeu muito a pena. Foi uma das últimas coisas que eu comprei mas vale muito a pena se você trabalha com gravação de música ou captação de som, já que por ser direcional ele acaba isolando muitos ruídos do exterior.


Casio Privia PX-135

Eu ainda não possuo uma controladora midi portátil para usar nos meus trabalhos mas eu tenho duas coisas aqui que me ajudam muito nessa parte. Uma é o piano digital do Thomas, um Casio Privia PX-135, que eu uso para gravar todos os intrumentos no FL Studio. Como ele é um piano mesmo e não uma controladora, ele é muito útil na parte de que possui todas as oitavas, peso nas teclas, maior sensibilidade etc. A parte ruim é que ele fica fora de mão total pra mim, o que exige alguns malabares da minha parte para fazer uma gravação descente.


Korg NanoKontrol2

A outra coisa que eu tenho aqui é a NanoKontrol2 da Korg. Eu uso ela direto para fazer automações mais naturais nos meus projetos. Como ela possui 8 knobs para as automações, ela é bem útil se você não quer gastar muito numa controladora só com os controles para automatizar, controlar volumes e setups do projeto em geral.




Como me organizo?

Para minha organização pessoal e profissional eu tenho 2 coisas que ficam guardadas na minha mesa e que me ajudam bastante.


Eu sou uma pessoa que ama escrever as coisas no papel, isso torna tudo mais real para minha cabeça, por isso eu uso dois cadernos de organização no meu dia a dia. Um deles é essa agenda que se divide entre planner e cadernos de estudos. É nela que eu anoto todos os meus afazeres, objetivos, metas da semana, horários etc. Isso me ajuda muito na organização já que eu sei que qualquer dúvida é só eu consultar o dia que eu quero para ter tudo resolvido.


Cadernos Organizadores

Ter seus objetivos, tarefas e metas escritas em algum lugar (nem que seja numa planilha) é uma coisa que eu te recomendo muito! Quando escrevemos as coisas, ao invés de só pensar nelas, nós passamos a mensagem pro nosso cérebro que isso é um compromisso e que precisa ser feito, aumentando demais as chances de você cumprir essas tarefas. Pode não parecer, mas eu já fui a pessoa mais desorganizada e perdida dessa vida. Eu literalmente não conseguia terminar nada que eu começava e me perdia nos meus objetivos, já que eu sempre fui muito inspirada e tinha muitos sonhos. Uma das coisas mais importantes para nós que somos artistas é o poder de terminar aquilo que começamos com eficiência e eu acredito que, não se perder nas nossas ideias, organizando-as, é uma das coisas principais em que devemos trabalhar! O outro caderno que eu tenho aqui funciona de uma maneira um pouco mais diferente, ele serve só para minhas inspirações. Como eu moro com um desenvolvedor de jogos e pixel artist é muito comum que nós tenhamos ideias muito boas de projetos que nunca anotamos ou damos bola. É por isso que esse caderno serve para eu anotar todas as grandes ideias que eu gostaria de investir agora ou mais tarde. Desse modo, se eu preciso de uma inspiração, eu sei que eu posso achar boas ideias só de olhar nele!


Coisas Lindas

Como todo espaço de inspiração precisa ter sua cara, eu separei uma parte só para falar das coisas lindas que eu tenho que me inspiram todos os dias só por estarem aqui. Eu simplesmente amo histórias de terror, então umas coisa que não poderia faltar no meu espaço pessoal são essas duas criações maravilhosas de dois dos mestres do terror. Eu comprei esses dois funkos lindos no Paraguai também e eles saíram ridiculamente baratos. Um deles é o Cthulhu, de Os Contos de Cthulhu do autor H.P. Lovecraft, uma das minhas histórias preferidas de monstros de todos os tempos. Se você curte monstros e nunca parou pra ler nada sobre terror cósmico, você está perdendo as melhores histórias!

Funko Cthulhu Funko Pennywise

Pelúcia Coringa

O outro funko é Pennywise do livro It: A coisa, do escritor americano Stephen King. Esse é de longe meu livro preferido que foi muito bem honrado, na maior parte do filme, pela adaptação americana que saiu em 2018. O poder de criação do Stephen King em cada um de seus contos e livros é tão grande que me inspira a criar músicas que realmente mexam e inspirem as pessoas, por isso eu tenho sempre ele perto de mim!


E por último, não pode faltar essa pelúcia do Coringa, o melhor personagem dos quadrinhos de todos os tempos! Desde as antigas animações de Batman e Liga da Justiça até os filmes do Batman Classicão eu sempre amei muito mais seus vilões, com foco especial no palhaço do crime!

Esse foi um Tour pelo meu Home Studio! Eu espero que você tenha curtido ver um pouco de como funciona as coisas nos bastidores e que tenha tirado pelo menos uma coisa boa dessa história toda. Lembre-se de continuar se esforçando para conseguir coisas melhores todos os dias e de não deixar que a falta de equipamentos ou programas te desanime nesse caminho!


Comenta aí embaixo o que você achou do post e se você tem uma história parecida com o seu Home Studio ou se está trabalhando duro para montar um no futuro!

Me siga no instagram @daniserranu

©2018 by Danielle Serranú. Proudly created with Wix.com