• Dani Serranú

Alfrodo's Dungeon na 365 Indies + Dicas para Trabalhar em Equipe!

Alfrodo's Dungeon ganhou a 365 Indies Game Jam! Eu tive o prazer de participar desse projeto com uma equipe maravilhosa que me ensina cada vez mais a trabalhar em grupo!


Participar de uma game jam é sempre uma aventura, e essa 365 Indies não foi diferente. A Game Jam criada pelo Kiliano Lopes veio como uma proposta nova esse ano: ter mais dias de jam pra galera poder fazer coisas melhores, o que ao todo acabaram resultando em 10 dias de Game Jam!


Apesar de eu ter achado esse fator muito legal (para criar coisas mais complexas e polidas) eu realmente não acreditava que eu fosse participar, já que ela caía bem no meio das minhas duas semanas de provas. Acabou que nossa equipe acabou animando e participamos mesmo no meio da correria de trabalho, estudo e da preparação do casamento do nosso artista (pasmem!).



Embora nossa equipe tenha começado tardiamente na 365 Indies (começamos a ter as ideias pro jogo só 5 dias depois que a jam começou) fico muito feliz com o resultado: um jogo simples e claro (bem o que a gente tinha em mente) que ficou bastante polido e teve a oportunidade de ganhar o primeiro lugar da Jam!


Esse ano tiveram trabalhos muito bem feitos e foi uma incrível experiência poder acompanhar o desenvolvimento e o trabalho final de tanta gente. O tema foi: Cada escolha uma sentença, o que acho que beneficiou os jogos, criando uma gameplay com histórias mais complexas e entretidas.


A nossa proposta foi fazer uma dungeon onde você tem que ajudar o pobre livro Alfrodo a sair da biblioteca e conhecer o mundo. Mas cuidado! Cada nova porta vem com a responsabilidade de escolher um debuff que continuará com você durante todo o jogo! Cada escolha terá terríveis consequências na próxima sala que separará Alfrodo e sua liberdade!


Fiquei muito orgulhosa do nosso jogo e, sinceramente, me apaixonei por todo o estilo de arte, música e gameplay. Também vale ressaltar que eu criei uma das minhas músicas preferidas da vida, que foi The White Room, por insistência de uma referência (de Watchmen) do artista!



A nossa equipe de Game Jam (e de projetos pessoais) conta com 4 pessoas: eu faço toda a parte sonora do jogo, o Denilson Soares programa (mas também entende muito de game design), Kleber Tangioni é o artista e Thomas Lessa programa, ajuda na arte (normalmente o que é pixel art é feito por ele) e onde mais for. É o nosso faz tudo!


Apesar de nossas funções serem bem definidas, para evitar traumas vividos no passado, todos nós participamos do escopo e do game design do jogo, a opinião de ninguém conta mais que outra (mesmo que essa pessoa seja especialista na sua área). Isso nos leva a primeira dica que eu aprendi quanto a trabalhar em equipe:



É muito comum que quando entendemos de um assunto, possamos ser um pouco arrogantes quanto a isso. Por exemplo, se eu crio música para jogos fica mais claro que eu sei o que fazer musicalmente para o nosso jogo certo? Sim, pode ser. Mas isso não me dá o direito de ignorar a opinião das outras pessoas da minha equipe.


Às vezes o que é muito óbvio para nós não é óbvio para os outros, e é legal ter empatia o suficiente para explicar para seus companheiros quando algo não está claro. Outra coisa importante é que nem sempre temos 100% da razão, então é muito complicado quando nossa arrogância nos impede de escutar as ideias alheias. Isso acaba sendo frustrante pra você e para seus companheiros de equipe.


Dica para não errar: Seja paciente ao explicar algo quando essa for sua área. Dessa forma as pessoas vão estar mais abertas a escutar sua opinião e conselhos sobre o assunto! Também seja mais aberto a escutar ideias alheias, mesmo que essa ideia não pareça incrível no começo!



Você está criando um jogo em equipe. É super normal se apegar a algumas ideias e questões técnicas, mas é legal lembrar que o jogo está sendo feito em conjunto. Querer as coisas sempre do seu jeito e se chatear quando não for feito assim é a receita perfeita para criar intrigas e inimizades entre seus companheiros de equipe.


Dicas para não errar: Aceite que sua visão não é absoluta e que as ideias dos seus companheiros podem ser tão boas (e até melhores) que as suas! Se você se apegar muito a alguma ideia, tente explicar para eles porque você gostaria que fosse desse jeito, e se não funcionar, paciência, estamos em uma democracia!



Nem sempre um trabalho vai ser aceito de primeira, na verdade, acho que a maioria das coisas que eu já fiz precisaram de ajustes ou até da criação de coisas inteiramente novas para o projeto.


Por isso é muuuuito importante que você saiba ouvir opiniões negativas da sua equipe (afinal, eles querem que o jogo seja o melhor possível) e que saiba fazer ajustes de acordo com esses feedbacks. E se você é a pessoa que está dando o feedback, lembre-se de não ser grosseiro com suas críticas!


Dicas para não errar: Aprenda a ouvir os feedbacks e a entender que sua opinião não é sempre a certa. Se você está dando o feedback, aprenda a ser gentil com os sentimentos das outras pessoas quando for dar as críticas!



Quem nunca enfrentou dificuldade na hora de criar algo novo para um projeto? É muito comum que às vezes role o tão temido bloqueio criativo ou que alguma tarefa nos apresente um pouco mais de dificuldade.


Por isso mesmo, e porque eu sei que você já passou por isso, lembre-se de ser compreensivo com a dificuldade alheia! Falta de compreensão nessas horas cria mais bloqueio e pode gerar raiva e frustração.


Dicas para não errar: Seja compreensivo com seu companheiro, às vezes a pessoa só precisa de tempo e espaço para voltar a engatar no projeto com todo o gás!



Quando nós trabalhamos com nossos amigos é sempre mais fácil ter sinergia entre a equipe. É legal ultrapassar as barreiras do profissionalismo e criar relações verdadeiras entre seus companheiros. Além de ganhar mais amigos, você acaba se tornando mais conhecido na comunidade, o que é sempre muito legal.


Dicas para não errar: Crie amigos e não clientes! É sempre mais fácil trabalhar com amigos do que trabalhar com pessoas que você não gosta, a intimidade na equipe pode criar uma sinergia muito mais verdadeira para vocês!



É ridiculamente fácil se perder na organização quando se trabalha em equipe. Em meio a tantas pessoas, ideias e projetos tudo pode acabar virando uma bagunça e um caos total. Manter a organização é imprescindível se você quer manter seu projeto focado no objetivo principal.


Dicas para não errar: Usar programas como Trello, Slack, canais no Discord, entre outros é muito útil se você quer manter as coisas organizadas. Também é legal separar tarefas, anotá-las e criar datas limites para que seus projetos não acabem demorando muito mais tempo do que deveriam.



Com toda a correria do dia a dia é muito fácil que a gente esqueça da gentileza e educação que precisamos normalmente. Como trabalhar em equipe (principalmente se for online) pode ser um trabalho muito estressante, é sempre legal lembrar de ser gentil com os seus companheiros.


Gritos, brigas e até xingamentos são estritamente proibidos se você quer ter uma relação saudável com a sua equipe! Pode ser que na hora da briga, nós tomemos ações que vamos nos arrepender depois, por isso não fale nada de cabeça quente!


Dicas para não errar: Se rolou alguma situação tensa e você está de cabeça cheia, espere um tempo para você se acalmar. Lembre-se de pensar "esse tipo de atitude vai me ajudar a longo prazo ou só vai saciar uma vontade impulsiva?". Assim que você estiver mais calmo pode conversar com seus companheiros e resolver, juntos, uma solução para o problema.

Essa foi a minha lista de aprendizados de como trabalhar em equipe! Eu aprendi ela através de algumas situações ruins e trabalhando com algumas pessoas complicadas, mas hoje em dia ela é um mantra para que meus projetos sejam cada vez mais saudáveis e menos estressantes!


Para jogar o Alfrodo's Dungeon, jogo ganhador da 365 Indies Game Jam e que fizemos em apenas 5 dias acesse:


https://gamejolt.com/games/alfrodothegame/381323


Para conferir a trilha sonora original criada para o Alfrodo's Dungeon acesse aqui.


Ps.: Dê prioridade à versão de download! Ela tem menos bugs e ainda não tivemos tempo de criar updates para corrigir a versão da web!









297 visualizações

©2018 by Danielle Serranú. Proudly created with Wix.com