• Dani Serranú

5 Canais do YouTube que você precisa conhecer

Atualizado: 13 de Nov de 2018


Procurar estudar mais sobre a área de Game Music é imprescindível para ser um bom compositor, por isso eu separei 5 canais do YouTube espetaculares para quem se interessa por trilhas sonoras de jogos.

1. 8-Bit Theory

8-Bit Theory é um canal canadense que utiliza de técnicas como partituras de música e exemplos simples para explicar como as trilhas sonoras mais icônicas foram feitas. O canal conta com vídeos sobre os mais diversos estilos, passando de clássicos como Zelda, Super Mario e Pokemon até trilhas mais atuais como Pikmin e Shovel Knight. Para aqueles que não são tão familiares com a teoria musical, o 8-Bit Theory possui uma série de vídeos onde são explicados alguns conceitos básicos sobre o tema. Vale muito a pena conferir.


2. Rick Beato

Apesar de não ser um canal propriamente voltado para games, o canal do americano Rick Beato é muito informativo e instrutivo quando o assunto é teoria musical. Além de possuir vários vídeos explicando conceitos de teoria como acordes, progressão harmônica e composição, ele possui vídeos sobre aparelhagem de estúdio, dicas de gravação e a série "What Makes This Song Great" (O que faz essa músical ótima, tradução livre) onde ele analiza músicas populares explicando o que fez delas tão bem sucedidas. Um bônus é que o Rick Beato sempre está fazendo lives em seu canal, então é interessante se você quiser acompanhar e fazer perguntas.


3. 12 Tone

Assim como o canal do Rick Beato, 12 Tone não é um canal especializado em Game Music, mas sim em harmonia e teoria musical. Eu inseri âmbos desses canais aqui porque já recebi diversas perguntas sobre o assunto e acho que para trabalhar com composição é bem legal ter uma ideia de teoria musical e harmonia para poder se orientar em situações de bloqueio artístico ou até de dúvidas. O canal 12 Tone explica através de desenhos simples e divertidos conceitos da teoria da música. Além de passar aquele sentimento "estudar é divertido", o canal também possui uma sessão de perguntas e respostas, aumentando a participação do público em seus vídeos. É muito recomendado para você que quer aprender mais de teoria musical e não sabe aonde.

4. Game Score Fanfare

Um canal voltado exclusivamente para o assunto trilhas sonoras de games, Game Score Fanfare possui poucos vídeos, mas todos eles extremamente instrutivos. Além de demonstrar conceitualmente algumas técnicas que foram utilizadas na trilha sonora, ele também explica o contexto do jogo, mostra cenas de gameplay e o que fez a música se encaixar perfeitamente no game. Um dos meus canais preferidos da lista, esse com certeza é um que você não pode deixar de acompanhar.

5. Game Audio Academy

Um dos únicos dessa lista que está completamente em português, o canal Game Audio Academy do compositor e sound designer brasileiro Thiago Adamo, não deixa a desejar em comparação aos canais internacionais. O conteúdo varia desde vídeos explicativos sobre mercado, marketing, game music, efeitos sonoros, até as lives semanais com os alunos do Curso Completo da Game Audio Academy. Um canal super completo para quem quer aprender mais sobre o cenário brasileiro e internacional de game audio, como se inserir nesse mercado e como aumentar suas habilidades como compositor de trilhas sonoras. O canal também possui um podcast semanal com o sound designer e engenheiro de áudio Mauricio Ruiz que super vale a pena conferir.

6. Jaime Altozano

Sendo o único canal da lista em espanhol, o canal do compositor espanhol Jaime Altozano é simplesmente fantástico. Apesar de não mencionar o mundo de game audio, ele disseca trilhas sonoras famosas de cinema e nos demonstra de maneira simples como cada tema musical se relaciona com os personagens e o filme. Utilizando de contexto, interpretação, partituras, exemplos em piano e uma série de outras ferramentas, fica muito fácil para o público entender o mindset do compositor e como trilhas como de Star Wars, Senhor dos Anéis e Interestellar são ainda mais incríveis do que imaginamos.

7. Nautilus

O canal de brasileiros chamado Nautilus não é sobre música, mas é sobre um tema que eu acho igualmente importante para o mundo de trilha sonora: contexto. Com vários vídeos sobre reviews de jogos, muitos deles indies, o canal tem um conteúdo muito profundo que é passado de maneira leve e simples para o telespectador. Nautilus possui vários blocos diferentes como "Janela Indie" e "Análise" onde fica fácil entender toda história do jogo, desde sua criação até sua gameplay para o consumidor final. Isso nos ajuda muito a entender o impacto das nossas trilhas sonoras e a que finalidade elas servem. Depois de descobrir esse canal, eu olhei para o mundo dos games com outros olhos, não deixem de dar uma olhada.

#gameaudio #sounddesigner #indiegames #gameaudioacademy #gamemusic #8bit #music #soundtrack

©2018 by Danielle Serranú. Proudly created with Wix.com